sábado, 3 de setembro de 2011

Animação na Babilônia

Calma! Isso é só uma brincadeira com o título. O premiado jornalista Fernando Rodrigues disse recentemente que ficava o tempo todo pensando no melhor título para a matéria que estava produzindo. E olha que algumas foram bem longas! Então achei que esse seria um bom título para falar da iniciativa da Assoicação Animare – que ensina animação para crianças numa cidade mineira chamada Babilônia. A Ong realiza oficinas de Animação 2-D e stop-motion para crianças e jovens, visando a produção de desenhos animados educativos sobre Direitos Humanos e Patrimônio Histórico, e a sua difusão por meio de internet, TV, festivais de cinema e DVDs para escolas e outras entidades socioculturais.
A Animare foi fundada em 2008 mas um de seus fundadores, Marcelo Branco, realiza oficinas desde 2002 . Foram 46 oficinas até hoje, com participação de mais de 800 estudantes de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Essas oficinas geraram um acervo de 150 curtas metragens sobre Direitos Humanos (Estatuto da Criança e do Adolescente, Objetivos do Milênio e Meio Ambiente) e Patrimônio Histórico Material e Imaterial. Segundo a UNICEF, a animação é uma linguagem eficaz na propagação de mensagens para todas as faixas etárias, podendo ser reaplicada ao longo dos anos. Com a distribuição gratuita de DVDs para escolas, participação em mais de 40 festivais de cinema e vídeo, exibição em canais educativos de TV e via internet, a Animare estima que mais de 21.000.000 de pessoas já tenham assistido seus filmes.
Para saber mais: http://www.animare.org.br/ 

Conheça a parte 1 da história “ O Casamento da Ararinha Azul”

2 comentários:

  1. Muito fofo este casamento... ehehhh.... Parabéns Cynthia... beijos... Premal

    ResponderExcluir
  2. Uma nota triste: a ararinha azul foi considerada oficialmente extinta na natureza. Hoje, existem pouco mais de 60 aves no planeta e todas elas em cativeiro.

    ResponderExcluir