Recentemente estive na Amazônia, bem no meio da floresta – e, confesso, chorei muito de emoção ao ver tamanha exuberância. É tanta beleza reunida num só lugar que fica impossível não se emocionar. Me hospedei num hotel de selva cuja ocupação de brasileiros costuma ser de 30%. Os outros 70%, estrangeiros que atravessam oceanos para conhecer a tão famosa Amazônia. E a palavra que mais se ouve pelas passarelas do hotel é “ Amazing!”. E aí me perguntei: Por que será que nascemos perto desse tesouro verde e fazemos tão pouco por ele ? Que valor damos realmente a toda essa diversidade que está no nosso quintal ? Esta semana fiquei conhecendo a iniciativa de um comitê chamado “ floresta faz a diferença” Será que alguém em sã consciência discordaria de uma afirmação como essa ?
O Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável é uma coalizão formada por 140 organizações da sociedade civil brasileira contrárias ao PLC 30/2011 aprovado pela Câmara dos Deputados. Lançado em 07 de junho de 2011, o Comitê pretende mobilizar os brasileiros a manifestarem sua discordância e com isso, sensibilizar os senadores para a aprovação de uma lei que:
• Garanta efetivamente a conservação e uso sustentável das florestas em todos os biomas brasileiros
• Trate de forma diferenciada e digna agricultores familiares e populações tradicionais;
• Garanta a recuperação florestal das áreas ilegalmente desmatadas;
• Reconheça e valorize quem promove o uso sustentável;
• Contribua para evitar desastres ambientais e ajude a garantir água de boa qualidade para as cidades;
• Acabe de vez com o desmatamento ilegal
Não é o mínimo que podemos exigir ?
Conheça mais em http://www.florestafazadiferenca.org.br/.
Concordo plenamente com a frase: “ floresta faz a diferença”. Tenho desde criança o sonho de conhecer a Amazônia e choro de tristeza toda vez que vejo uma reportagem sobre o desmatamento ilegal, a extração de madeira, queimadas e tudo que prejudica essa floresta maravilhosa. A Amazônia é o pulmão do mundo, essencial para o planeta. O que mais me entristece atualmente, é construção da usina Belo Monte, dizem que ela é fundamental para o crescimento do país, mas é um crescimento que não respeita a natureza, os seres que ali habitam, e sinceramente, eu preciso é de floresta e não de energia. Pois é a floresta que me dá o ar que eu respiro, a água e o alimento. Enfim, apoio completamente esta lei. E torço pela preservação da Amazônia e da cultura das pessoas que ali habitam.
ResponderExcluirOi, Cyntia....
ResponderExcluirEu tenho um Blog neste sentido ... se quiser aproveitar alguma coisa... fique à vontade... beijos
http://planetaprem.blogspot.com/
beijos
Premal
Oi Cynthia, gostei muito do seu relato pois tenho bastante vontade de conhecer a floresta de perto. Deve ser emocionante mesmo! O blog está bem interessante e espero que ele continue... bjs, Luiza Nogueira
ResponderExcluirOi Cynthia! Excelente texto, nós do WWF também fazemos parte do #florestafazadiferença que nasceu do SOS Florestas.
ResponderExcluirOntem fui uma palestra excelente do Ignacy Sachs onde ele, entre outras coisas, falou da importância de todos saberem a PEGADA ECOLÓGICA de suas vidas e dosprodutos que consome.
Bjos
Achei muito interessante esta reportagem! Quando estive na Amazônia também me emocionei e sinto que é imprescindível sermos agentes transmissores de informações, reflexões e ações educativas sobre a preservação ambiental!
ResponderExcluirFlOR! O que vc acha de postar o vídeo "A história das coisas"(http://youtu.be/3c88_Z0FF4k) não é NEW! Mas é tão interessante para aprofundar esta questão. ( ambiente,qualidade de vida, consumo, sustentabilidade, economia, política, manipulação e tal)
ResponderExcluirBeijos
Elis
Olha que video legal eu recebi... postei no meu blog... pode aproveitar... beijos....
ResponderExcluirhttp://planetaprem.blogspot.com/