sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Quem não gosta de sombra e água fresca?

Recentemente estive na Amazônia, bem no meio da floresta  – e, confesso, chorei muito de emoção ao ver tamanha exuberância. É tanta beleza reunida num só lugar que fica impossível não se emocionar. Me hospedei num hotel de selva cuja ocupação de brasileiros costuma ser de 30%. Os outros 70%, estrangeiros que atravessam  oceanos para conhecer a tão famosa Amazônia. E a palavra que mais se ouve pelas passarelas do hotel é “ Amazing!”. E aí me perguntei: Por que será que nascemos perto desse tesouro verde e fazemos tão pouco por ele ? Que valor damos realmente a toda essa diversidade que está no nosso quintal ? Esta semana fiquei conhecendo a iniciativa de um comitê chamado “ floresta faz a diferença”  Será que alguém em sã consciência discordaria de uma afirmação como essa  ?
O Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável é uma coalizão formada por 140 organizações da sociedade civil brasileira contrárias ao PLC 30/2011 aprovado pela Câmara dos Deputados. Lançado em 07 de junho de 2011, o Comitê pretende mobilizar os brasileiros a manifestarem sua discordância e com isso, sensibilizar os senadores para a aprovação de uma lei que:
• Garanta efetivamente a conservação e uso sustentável das florestas em todos os biomas brasileiros
• Trate de forma diferenciada e digna agricultores familiares e populações tradicionais;
• Garanta a recuperação florestal das áreas ilegalmente desmatadas;
• Reconheça e valorize quem promove o uso sustentável;
• Contribua para evitar desastres ambientais e ajude a garantir água de boa qualidade para as cidades;
• Acabe de vez com o desmatamento ilegal
Não é o mínimo que podemos exigir ?

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Novidades no Mundo PET

Não, não vou falar sobre cachorros – embora eu os ame.
O mundo da sustentabilidade é realmente maravilhoso. Quando pensamos que não há mais novidades sobre um determinado assunto, lá vem o inesperado. E nós, brasileiros, vamos comprovando a máxima de sermos um povo criativo na superação de desafios. Em 2002, os engenheiros Edmilson Renato de Castro e Luiz Alberto Jermolovicius se empenharam em descobrir uma nova forma de reciclar as garrafas PETS. O processo desenvolvido por eles transforma quimicamente o material, que volta a ser PET virgem. Assim, o que antes virava vassoura, vasinho, corda ou camiseta, agora pode voltar a ser PET novamente, fechando perfeitamente o ciclo de reúso proposto pelo conceito de sustentabilidade.  Desde 2005 a Braskem tornou-se codepositante e hoje o processo já tem patente nos Estados Unidos e pedidos no Brasil, Europa e Ásia.
Para maiores informações: jermol@terra.com.br

E apenas para relembrar, vamos rever uma iniciativa bem mais modesta, mas de muito impacto social, criada por outro brasileiro prá lá de criativo, o mecânico mineiro Alfredo Moser.  


 



sábado, 3 de setembro de 2011

Animação na Babilônia

Calma! Isso é só uma brincadeira com o título. O premiado jornalista Fernando Rodrigues disse recentemente que ficava o tempo todo pensando no melhor título para a matéria que estava produzindo. E olha que algumas foram bem longas! Então achei que esse seria um bom título para falar da iniciativa da Assoicação Animare – que ensina animação para crianças numa cidade mineira chamada Babilônia. A Ong realiza oficinas de Animação 2-D e stop-motion para crianças e jovens, visando a produção de desenhos animados educativos sobre Direitos Humanos e Patrimônio Histórico, e a sua difusão por meio de internet, TV, festivais de cinema e DVDs para escolas e outras entidades socioculturais.
A Animare foi fundada em 2008 mas um de seus fundadores, Marcelo Branco, realiza oficinas desde 2002 . Foram 46 oficinas até hoje, com participação de mais de 800 estudantes de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Essas oficinas geraram um acervo de 150 curtas metragens sobre Direitos Humanos (Estatuto da Criança e do Adolescente, Objetivos do Milênio e Meio Ambiente) e Patrimônio Histórico Material e Imaterial. Segundo a UNICEF, a animação é uma linguagem eficaz na propagação de mensagens para todas as faixas etárias, podendo ser reaplicada ao longo dos anos. Com a distribuição gratuita de DVDs para escolas, participação em mais de 40 festivais de cinema e vídeo, exibição em canais educativos de TV e via internet, a Animare estima que mais de 21.000.000 de pessoas já tenham assistido seus filmes.
Para saber mais: http://www.animare.org.br/ 

Conheça a parte 1 da história “ O Casamento da Ararinha Azul”

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cada dia mais se ouve : “Paz!”

Esta semana aconteceu em São Paulo, no Instituto Pólis, o encontro “ A Paz como Cultura”, coordenado por Hamilton Faria, do Pontão de Convivência e Cultura de Paz. Estavam presentes representantes do poder público, de organizações não governamentais e lideranças espirituais. A ausência da Ministra da Cultura Ana de Hollanda, presença anteriormente confirmada e esperada por todos, foi justificada pela greve dos funcionários do Ministério. Márcia Porto – Secretária de Cidadania Cultural do Minc - a representou. Trabalhos que já acontecem nos Pontos de Cultura e nas Ongs foram expostos; questões e reivindicações colocadas. Líderes espirituais de diferentes linhas trouxeram visões nem sempre perceptíveis a quem fica diariamente na linha de frente dos movimentos sociais. Estiveram presentes Lia Diskin, do Palas Athena, Padre Júlio Lancellotti da Pastoral do Menor e Reverendo Elias de Andrade Pinto, da Casa das Religiões Unidas, que falou sobre a necessidade de resgatar os valores do feminino como um dos caminhos para a paz. Sri Prem Baba, da linhagem do yôga denominada Sachcha ( Verdade, em sânscrito), autor do livro “ Acordando para a Paz” afirmou que a Paz é o desejo mais íntimo de todo ser humano e que olhar para a violência oculta dentro de cada de um nós é o caminho para a verdadeira transformação de atitudes que nos distanciam da Paz. William Ury, diretor do Global Negociation Project da Universidade de Harvard e consultor da ONU, convidou a todos para uma caminhada em nome da Paz no dia 11 de setembro, marco de 10 anos dos ataques terroristas às torres gêmeas em Nova York. A caminhada acontecerá em diversos países do mundo e o encontro em São Paulo será às 9 horas no Parque da Aclimação. Sri Prem Baba está apoiando esta iniciativa. Para maiores informações acesse - Prem Baba Brazil Walk - http://911walks.org/walk/64
O antropólogo americano William Ury criou também o Caminho de Abraão, considerado por muitos o novo Caminho de Compostela. Conheça um pouco mais na matéria veiculada no Fantástico ( Rede Globo), produzida pelo repórter Alberto Gaspar.